Neste blog vamos mostrar à comunidade escolar como funcionam as nossas aulas de Formação Cívica, vamos partilhar os nossos trabalhos e também debater temas que interessam a todos.

21
Out 08

A Formação Cívica é um espaço privilegiado para o desenvolvimento da educação para a cidadania, constituindo um espaço de diálogo e reflexão sobre experiências vividas e preocupações sentidas pelos alunos e sobre questões relativas à sua participação, individual e colectiva na vida da turma, da escola e da comunidade. A actividade a desenvolver neste domínio contará com o apoio de um tempo semanal para sessões de informação e de debate que, entre outros, pode assumir o formato de assembleia de turma.

 

 

Finalidades

  • Desenvolver competências necessárias ao exercício da cidadania.

  • Desenvolver nos alunos atitudes de auto-estima, respeito mútuo e regras de convivência que conduzam à formação de cidadãos tolerantes, autónomos, participativos e civicamente responsáveis.

  • Promover valores de tolerância, solidariedade e respeito pelos outros.

  • Estimular a participação activa dos alunos na escola e na sociedade.

  • Proporcionar aos alunos momentos de reflexão sobre a vida da escola e os princípios democráticos que regem o seu funcionamento.

Pressupostos  

 

  • Todos os momentos são propícios à reflexão sobre a educação para a cidadania, nas aulas e fora delas, na participação da organização da vida escolar, nos estudos, nas actividades desportivas, nos tempos livres, no convívio e nas regras que o orientam.

  • A cidadania exerce-se na participação, cooperação, tomada de decisão e expressão de opinião com liberdade e responsabilidade.

  • Nesta área devem ser promovidas situações de aprendizagem que integrem dimensões da vida individual e colectiva, bem como conhecimentos fundamentais para compreender a sociedade e as suas instituições.

  • Aquisição de competências, individualmente e em grupo, para a construção de um projecto de vida saudável nas vertentes física, psíquica e social. 

publicado por alunos9b às 16:40

2 comentários:
Entãoo? Começaram bem, mas logo se cansaram.
Se ainda fosse o Hi-5...
Sísifo a 4 de Janeiro de 2009 às 22:59

nao é hi-5 que se escreve é hi5
joge a 22 de Janeiro de 2009 às 16:57

Outubro 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
13
14
16
17
18

19
20
22
23
24
25

26
27
28
29
30
31


QUE HORAS SÃO?
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO